Olá leitora…..Com a chegada do frio, a nossa saúde necessita de uma atenção especial e com os cabelos não é diferente. Um dos fatores que pode trazer prejuízo aos cabelos é a tendência de tomarmos banhos mais quentes e isto pode provocar o ressecamento do couro cabeludo e dos fios.
Com a diminuição do óleo que fica sobre o couro cabeludo, os cabelos tendem a ficar mais quebradiços e com pontas duplas.
No verão também não é diferente, nós precisamos fazer uma boa hidratação dos fios, pois é um período que estamos mais expostos ao sol, frequentamos piscinas e praias. O ideal é fazer uma hidratação com produtos adequados ao seu tipo de cabelo uma vez por semana, caso isso não seja possível, deve ser feito pelo menos 1x a cada 15 dias.
Nossos cabelos necessitam constantemente de reposição de água, óleo, vitaminas, queratina. E para repor estes “ingredientes”, precisamos fazer hidratação, umectação, nutrição e reconstrução.

Abaixo segue as diferenças de cada um deles.

  • Hidratação é um processo feito para hidratar os cabelos e deixá-los macios, maleáveis e sedosos. Ela é responsável por repor a água e umidade que seu cabelo perde diariamente com química, poluição, secador ou chapinha, exposição ao sol ou simplesmente ao passar as mãos pelos cabelos. No geral é de hidratação que os cabelos mais precisam. Deve ser feito pelo menos, 1x por semana ou a cada 15 dias.

Pode ou não colocar a mão dentro do pote de máscara? - Jacks ...

  • Umectação nada mais é do que um tratamento a base de óleo vegetal, com o objetivo de nutrir os cabelos, deixando-os brilhosos e sem frizz. Este processo vai repor a oleosidade ás madeixas, mandando embora o ressecamento. O ideal é que este processo seja feito 1x a cada 10 dias.

Óleo de linhaça para cabelo: saiba os benefícios e como usar

  • Nutrição é a reposição de lipídeos (gordura) que são os responsáveis pela proteção da fibra quando o cabelo está desnutrido e quebradiço. Este processo é feito com máscaras nutritivas, que são aquelas que possuem óleos na formulação. Os lipídeos presentes na nutrição capilar são ricos em ácidos graxos, fonte importantíssima de antioxidantes para o cabelo. Este processo ajuda a conservar a hidratação dentro do fio e tem como funções deixar os cabelos macios, brilhosos, hidratados e volume controlado. É recomendado que seja feito 1x por semana ou a cada 15 dias.

 

  • Reconstrução é um tratamento indicado para devolver à fibra a massa capilar, ou seja, a queratina perdida durante um processo de química, tais como: coloração, descoloração, alisamento, relaxamento ou progressiva. A queratina é responsável pela força, resistência e elasticidade do fio e quando o cabelo está com falta desta proteína ele fica fino, fraco, poroso e elástico. Este tratamento é indicado 1x por mês ou a cada 15 dias caso seu cabelo esteja danificado (emborrachado).

Receitas caseiras para cabelos fracos - Site de Beleza e Moda

E aí, gostou do conteúdo? Espero que sim😉
Até a próxima e um super beijo💋